Está confirmado: além de ser um dos mais leves, flexíveis e finos, o grafeno é o material mais forte do mundo. O estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Columbia demonstrou que este material, derivado do grafite, tem uma resistência dez vezes maior que o aço, apesar dos erros resultantes da complexidade da sua fabricação.
Um artigo publicado na revista Science desmente a crença de que os pontos entre as peças de grafeno sejam fracos. Apesar da necessidade de várias lâminas da espessura de um átomo para fabricar uma grande peça de grafeno - e isso pode acabar gerando erros - este material é praticamente inquebrável.
O grafeno consiste basicamente em uma folha plana de átomos de carbono densamente compactados em uma grade de duas dimensões. O químico alemão Hanns-Peter Boehm foi quem descreveu estas folhas de carbono pela primeira vez em 1962.
Desta forma, a ciência segue aprofundando cada vez mais seu conhecimento sobre o chamado "material do futuro", que poderá ter aplicações tanto na área de tecnologia quanto na indústria e, alguns acreditam, poderá substituir muitos materiais largamente utilizados nos dias de hoje.
Artigo relacionado
Nenhum comentário:
Postar um comentário