Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Exceções ao Diagrama de Linus Pauling

No Diagrama de Pauling, a distribuição energética, quando a última camada termina em d4 e d9 a penúltima camada doa elétrons para ela.


Ex: Cromo (Numero atomico:24)

Distribuição seguindo o diagrama seria

1s2, 2s2,2p6,3s2,3p6,4s2,3d4

Mas o CORRETO é:

1s2, 2s2,2p6,3s2,3p6,4s1,3d5

Repare que na penúltima camada houve uma transferência de 1 elétron para a ultima camada.

Na realidade, a razão é a seguinte: A Cromo (Cr) está incluso num grupo de elementos cuja configuração é anômala à apresentada por Linus Pauling, ou seja, à exceção à regra. Elementos cuja configuração eletrônica termina em s2d4 alteram sua configuração para s1d5 e elementos cuja configuração eletrônica termina em s2d9 alteram sua configuração eletrônica para s1d10

Resumidamente, isso ocorre pela busca de estabilidade, pois, na configuração s2d4, você tem o subnível s totalmente preenchido, mas o subnível d com 4 elétrons desemparelhados(em elevado grau de instabilidade), logo um elétron é cedido do subnível s para o subnível d, permanecendo os dois em semi-preenchimento (com grau de estabilidade maior do que na situação anterior. O mesmo se aplica a configuração s2d9, que abandona o preenchimento total do subnível s para o preenchimento total do subnível d, permanecendo o s em semi-preenchimento (grau de estabilidade maior).

Fonte: http://www.amigonerd.com/diagrama-de-pauling-irregular/

Nenhum comentário:

Postar um comentário