"Água em pó" promete acabar com a seca
Um produto em pó chamado "Chuva Sólida" promete aliviar o problema da seca e da agricultura em regiões áridas, assim como também poderá ajudar a lidar com o desafio global de superar uma futura falta de água.
De acordo com o fabricante, uma empresa do México, o produto é natural e não prejudica o solo, mesmo se for for usado por anos. Segundo a empresa, ao se desintegrar, o pó se torna parte das plantas.
Um litro de água pode ser absorvido por somente 10 gramas deste material, uma espécie de polímero absorvente criado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O produto funciona encapsulando água e pode durar 8 a 10 anos no solo, dependendo da qualidade e quantidade da água, dizem os produtores. A empresa aconselha o uso de 50 quilos do produto por hectare (10 mil metros quadrados), quantia que custa, a aproximadamente R$ 3,5 mil.
Nos anos 1970, o USDA desenvolveu um produto superabsorvente feito de um tipo de goma, usando em fraldas. Contudo, um engenheiro químico mexicano, Sérgio Jesus Rico Velasco, viu no produto outras aplicações e desenvolveu e patenteou uma versão diferente da fórmula, que pode ser misturada com o solo para reter a água.
Apesar do entusiasmo, nem todo mundo está convencido de que o produto é uma solução válida para a questão da seca. Pesquisadores afirmam que além desse tipo de material nãos ser novidade, não há evidência científica de que eles realmente armazenem água por mais anos. Além disso, pesquisadores também afiram que o gel pode também causar problemas, já que a medida que seca, vai sugando água ao seu redor e assim o líquido não é absorvido pela raiz das plantas. E assim ele desvia a água que iria para a raiz das plantas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário