Massiva explosão de vento solar quase devastou o Planeta Terra, dizem cientistas
Uma devastadora labareda solar, ocorrida em 2012, quase atingiu a Terra e poderia ter provocado enormes problemas ao nosso planeta, segundo um anúncio realizado por um grupo de cientistas norte-americanos na última semana. A massiva explosão de vento solar e de campos magnéticos se desprendeu do Sol no dia 23 de julho de 2012. Caso tivesse ocorrido nove dias antes, teria caído diretamente sobre a Terra.
Os pesquisadores calculam que a labareda solar era forte o suficiente para criar sérios danos no campo magnético terrestre, quase no mesmo nível do caso Carrington, de 1859, a maior tempestade solar jamais vista em nosso planeta. Na época, o impacto afetou o sistema telegráfico dos Estados Unidos, afirmou Janet Luhmann, física da Universidade de Berkeley.
Segundo a especialista, caso a explosão de 2012 tivesse atingido a Terra, seguramente teríamos passado por algo bastante semelhante a 1859, porém com um efeito muito mais forte. Os resultados poderiam ter sido trágicos e em escala mundial, já que, atualmente, dependemos muito mais da tecnologia do que em 1859. De acordo com o estudo, feito em 2013, uma nova tempestade como o caso Carrington teria causado, atualmente, um prejuízo em torno de US$ 2.6 bilhões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário